Na oportunidade foram apresentados também, os dados das ações nos primeiros quatro meses deste ano
redacao@serraempauta.com
15.05.2022 - 18h37min
A Guarda Municipal de Caxias do Sul apresentou os dados das ações desenvolvidas no ano de 2021 e do primeiro trimestre de 2022 para o prefeito Adiló Didomenico (PSDB). Os números foram mostrados pelo diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulmann, durante reunião na semana passada, na sede da instituição.
No ano passado, a corporação realizou 41 operações, sendo que destas, ocorreram 51 conduções a delegacias e seis capturas de foragidos. Foram ainda 578 abordagens pessoais, 932 atendimentos por disparo de alarmes e 21 conduções de apoio a oficiais de Justiça, a Secretaria do Urbanismo e ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O número mais expressivo foi o de chamadas e atendimentos pelo 153, com 5.274 ligações.
A Guarda Municipal também realizou 100 atendimentos denúncias de fiscalização e monitoramento de áreas públicas para prevenção de invasões, duas reintegrações de posse, 11 apoios a Secretaria da Habitação e 483 rondas em áreas públicas e mais 43 outros apoios a outras secretarias.
O Grupamento de Patrulha Ambiental realizou ainda 5.602 rondas e fez 1.297 orientações de banhistas em áreas de risco e proibidas para banho. Foram abordados também, 219 veículos e um, com recolhimento de materiais de pesca. Em 2021, a Guarda realizou também, seis apoios de fiscalização ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), para corte de abastecimento de água.
Adiló recebeu com satisfação os números apresentados e com a estrutura que a Guarda Municipal está organizada para zelar pelo cidadão caxiense.
"Fico orgulhoso e tranquilo em confirmar o que sempre soube, que podemos contar com a nossa Guarda Municipal. Não são só números apresentados, são dados de ações que inibiram a marginalidade e o mais importante, salvaram vidas", ressaltou o prefeito.
"Em nome da Guarda Municipal quero agradecer a presença do prefeito Adiló Didomenico aqui em nossa sede. Esta é a primeira vez que um prefeito entra na base da Guarda Municipal e se interessa em conhecer nosso trabalho e isso representa muito para a instituição", comentou Kulman.
O secretário da Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva e a diretora da pasta, Suely Rech, acompanharam a apresentação dos números.
Números de 2022
Nos primeiros quatro meses de 2022, a Guarda Municipal já realizou 15.357 rondas patrimoniais, 7.732 atendimentos emergenciais de ocorrências, 3.426 ações de prevenção, 8.782 ações de Patrulha Ambiental, 842 ações de fiscalização em áreas públicas, 689 abordagens de veículos, 193 apoios ao Samu, 175 ações em escolas, 134 operações integradas, 68 conduções a delegacia, 18 apoios de condução Lei Maria da Penha, 19 apoios a oficiais de Justiça, seis capturas de foragidos e quatro apreensões de arma de fogo.
Ao final da visita, Kulmann homenageou Adiló com a medalha Guardar, Proteger e Servir, lema da Guarda Municipal. O prefeito também recebeu certificado de agradecimento pelo empenho e apoio prestado à instituição e a segurança pública do Município.
Leia também:
Inaugurada rede de água na comunidade de Altos de Galópolis, em Caxias
Romarias dos Ciclistas e das Crianças reuniram mais de 2 mil pessoas no Santuário de Caravaggio neste sábado
Pesquisadora palestra sobre cidades inteligentes na CIC Caxias
Câmara de Caxias repudia a proibição de rodeios no Rio Grande do Sul
Caxias inaugura Clínica de Reabilitação para pessoas com sequelas pós-covid-19
Tags:
Geral Guarda Municipal apresentação números operações 2021 Adiló Didomenico Caxias do Sul